<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, fevereiro 25, 2004


E PLURIBUS UNUM

Uma expressão que me deu muito que pensar nas ultimas horas. Isto porque tenho na minha carteira uma moeda dos E.U.A. de 1 dime (my lucky dime), e apesar de a ter há vários meses só hoje reparei num pormenor delicioso: num dos lados está escrito E PLURIBUS UNUM. Isto poderia passar despercebido ou não fosse também o lema que caracteriza o Sport Lisboa e Benfica.

Fui então fazer uma breve pesquisa cibernáutica e descubro que esta frase tem grande importância na história americana, e significa "out of many, one". O que poderá ser traduzido para "entre muitos, um", ou então a minha interpretação de benfiquista apaixonado: "entre muitos, o único". Descobri também que os americanos têm este lema desde 1776 (Revolução Americana) e que pretendia simbolizar a agregação dos vários estados num só. Sabendo que o lema do SLB foi adoptado apenas em 1908, surgem-me duas questões evidentes: 1) que tipo de máquina do tempo é que os americanos usaram para copiar o lema do SLB? 2) como é que eles conseguiram esconder a máquina este tempo todo?

Decidi enviar um e-mail ao Mulder e a Scully a contar os detalhes desta nova conspiração do Governo Norte-Americano, e perguntei-lhes se não estariam interessados em fazer um novo filme dos X-Files sobre o assunto. Espero receber a resposta nos próximos dias.

|

This page is powered by Blogger. Isn't yours?