<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, novembro 12, 2004

TSF - CIÊNCIA

• INVESTIGAÇÃO
Perder dentes pode afectar memória
Um estudo sueco hoje apresentado em Estocolmo sugere que um paciente pode perder memória quando o dentista lhe extrai um dente.

«Os dentes têm uma enorme importância para a memória», garante Jan Bergdahl, um dos autores do estudo, que é ao mesmo tempo dentista e professor assistente de psicologia na Universidade de Umeaa, no norte da Suécia.

Neste estudo, que se insere noutro mais vasto sobre a memória, os investigadores seguiram 1.962 pessoas com idades entre os 35 e os 90 anos a partir de 1988, comparando a memória dos que conservaram os dentes com a dos que mandaram pôr dentaduras postiças.

«Quando as pessoas ficam sem dentes, a sua memória é claramente pior do que quando os tinham», garantiu Bergdahl.

Recentes estudos japoneses feitos com ratinhos e macacos já tinham mostrado a ligação entre dentes e memória, mas o estudo sueco é o primeiro em larga escala feito com pessoas.

Falta agora determinar que impacto a extracção de um só dente terá na memória.

«Vamos estudar até quantos dentes pode uma pessoa perder antes que surjam efeitos na memória», afirmou. «Vamos também investigar o impacto das cáries dentárias e dos implantes».

«Testes feitos em animais mostraram que a extracção dos dentes secciona nervos ligados ao cérebro», explicou Bergdahl, sublinhando que o novo estudo poderá conduzir a alterações importantes nos tratamentos dentários dos idosos.


Acho que um "no comments" seria o suficiente para este post ser atrofiadamente engraçado. Mas não consigo evitar ir um pouco mais além.

Há várias questões que me passam pela cabeça neste momento:

1) Será que os meus dentes são todos falsos? Será que já me cairam todos mas entretanto esqueci-me?

2) Será que é possível estes anormais terem sido precipitados na conclusão de que "menos dentes=>menos memória" e que afinal o que se sucede é apenas que "menos dentes=pessoas mais velhas=>menos memória"? (Atenção amigos! Correlação altamente positiva não implica relação causa-efeito!)

3) Ou então, será que a relação causa-efeito é no sentido inverso? (Menos memória=>menos dentes) Ou seja, será que quando uma pessoa fica com Alzheimer lhe caiem os dentes todos? Será que a explicação para isso é que uma pessoa com Alzheimer se esquece sempre de lavar os dentes antes de ir dormir?

4) Será que uma pessoa quando lhe caiem os primeiros dentes entra num ciclo vicioso de "menos dentes=>menos memória=>esquecer de lavar os dentes=>ainda menos dentes" que só termina quando só tiver lingua e gengivas na boca?

|

This page is powered by Blogger. Isn't yours?