<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, julho 01, 2005

PEDRA PAPEL TESOURA! 

Até se compreende, ponham-se na posição dele! Se vocês tivessem o dilema do senhor Takashi Hashiyama se calhar até tinham uma decisão semelhante!
Existem diversas estratégias para sabermos a quem vamos vender determinado activo que possuímos. Por exemplo, podemos convocar os interessados para entrevistas de painel; podemos fazer análises de prós e contras; análises de referências; podemos ter aquela "fezada" (nada a ver com fezes, mas sim com fé) num dos potenciais compradores e por aí adiante!
Mas a mais vanguardista estratégia de decision-making e que está a fazer com que todos os gurus da gestão alterem as suas publicações é nada mais, nada menos que o grande jogo da Pedra-Papel-Tesoura! Pelo menos foi assim que aquele senhor referido ali em cima, o presidente da Maspro Denkoh Corporation decidiu a quem vender a sua masterpiece de arte: Les grands arbres au Jas de Bouffan, de Paul Cézanne e avaliada entre 12 e 16 milhões de dólares!
Sem saber se a vendia à Casa de Leilões Christie's ou à sua concorrente Sotheby's, convocou representantes de ambas as casas de leilões e fez então o teste (A "tesoura" da Christie's ganhou ao "papel" da Sotheby's).
Mas vamos lá a ver uma coisa, a situação parece ridícula, mas se pensarmos bem, esta técnica é:
  1. Muito menos dispendiosa que os métodos tradicionais de decision-making;
  2. Muito mais rápida (Se quisermos o jogo dura só uns dois minutos);
  3. Perfeita para criar relações empresariais de longo prazo (Afinal quem perde é apenas graças à sua nabice na escolha);

Será que o Pedra-Papel-Tesoura vai revolucionar as estratégias empresariais como as conhecemos até hoje? ;)


|

This page is powered by Blogger. Isn't yours?