<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, setembro 21, 2005

To be or not to be... teimoso. 

Estava eu muito bem a organizar os papeis de preparação para entrevistas de emprego quando me deparo, na minha secção de defeitos, com o adjectivo "teimoso".

A verdade é que essa palavra deu-me muito que pensar porque intimamente não sinto que o seja, e apenas o digo nas entrevistas porque já mo chamaram meia dúzia de vezes, e porque não é um defeito muito mau e soa sempre bem dizer que tem um outro lado da moeda que é tornar-me persistente na persecução dos objectivos.

Mas... será que sou mesmo teimoso? O que é ser teimoso? Insistir num determinado ponto quando claramente não se tem razão? Como é que se define quem tem razão? E se eu tiver razão, estou a ser teimoso ao manter-me fiel ao ponto de vista mais correcto?

Vamos por partes. Primeiro, tenho que me basear na definição correcta (de dicionário) de teimoso/teimosia:

Teimoso/teimosia - qualidade do que não muda facilmente de opinião ou de atitude; caracteristica do que não desiste facilmente.

Então... serei eu teimoso? Eu diria que de uma forma geral altero a minha opinião com base nas opiniões dos outros, mas posso estar enganado. Pelo menos tenho a forte convicção que frequentemente altero a minha opinião em assuntos sobre os quais sinto que o interlocutor tem mais conhecimentos que eu. Por outro lado, quando acumulo uma grande quantidade de informação sobre um determinado tópico e formo uma opinião, tenho tendência a ser mais inflexível. Mas isso não acontece com todos? Quanto maior a insegurança, maior a flexibilidade... e vice-versa. Serei eu mais inflexível que a média das pessoas? É possível que sim... mas não o sinto.

Mais, como refere o dicionário, a teimosia está normalmente associada a "caracteristica do que não desiste facilmente". Isto é talvez mais o lado da persistência, que eu nas entrevistas digo que tenho mas na realidade duvido muito que tenha. A prova são aqueles semestres todos em que eu começava a ir às aulinhas todas e passado duas semanas não ia nem a uma. Sinceramente acho que isto até é um dos meus grandes defeitos.

A verdade é que o adjectivo teimoso normalmente aplica-se a alguém que está a insistir num determinado ponto mesmo quando para a(s) outra(s) pessoa(s) é evidente que está absolutamente errado. Normalmente o "teimoso" torna-se cego aos argumentos do interlocutor. Serei eu assim?

Vou tentar fazer um flash-back das situações em que me recordo de me chamarem teimoso.

A pessoa que mais vezes o diz é o meu pai, e sempre no seguimento de discussões de futebol. Esta tenho muita dificuldade em aceitar porque o meu pai é de longe o sportinguista com opiniões mais radicais que eu conheço.

Uma outra pessoa que eu me lembro foi o Tunes em relação às discussões sobre o Vale e Azevedo, porque eu defendi aquele cabrão até ao dia em que ele entrou pra prisão. Aqui tenho que dar o braço a torcer, o Tunes tinha razão e eu não tinha. Não quis aceitar que ele roubava o Benfica apesar das evidências... ou seja, fui teimoso.

Acho que também fui teimoso em alguns trabalhos de grupo. Se discordava de alguma ideia e a convicção era forte, insistia várias vezes para tentar convencer os outros. Aqui a minha posição também oscilava consoante o(s) interlocutor(es)... Quanto mais "cromos", mais humilde eu era, e vice-versa.

A ultima vez que alguém me chamou teimoso foi o palhaço do turkish no sr. reis. No nosso ultimo jantar de anos tivemos uma discussão sobre o timing de pagamento da minha fracção do jantar. Eu não queria pagar naquele momento porque tinha que ir levantar dinheiro, porque tava bezano, e porque sentia que tinha confiança com o Sr. Reis para pagar mais tarde naquela noite ou no dia a seguir (eu ia lá buscar a minha aparelhagem no dia seguinte). O turkish não concordou com os meus argumentos e insistiu vezes sem conta que eu tinha absolutamente que pagar naquele momento porque toda a gente já tinha pago, e que por isso tinha que ir imediatamente levantar dinheiro. Sinceramente continuo sem concordar com ele, o que talvez faça de mim um verdadeiro teimoso... Ou será que o turkish é que foi teimoso e apenas reagiu emocionalmente na defesa da namorada que fazia a colecta do dinheiro? Ou fomos os dois teimosos? Como se decide? Eu insisti na minha opinião, e ele insistiu na dele. No final quem cedeu fui eu... fui levantar o dinheiro e paguei a minha fracção. Isso não significa que ele foi mais teimoso que eu? Voltei lá no dia a seguir para ir buscar a aparelhagem e perguntei "sr. reis, falta pagar alguma coisa?", e a resposta foi negativa.

Afinal em que ficamos? O que é ser teimoso? Serei eu teimoso? Estarei na realidade a ser honesto nas entrevistas quando digo que sou teimoso? O turkish será mesmo um insuportável arrasta-colhões e um palhaço de merda? E será mais teimoso que eu?

Se calhar o teimoso sou só eu, mas recordar este episódio com o turkish deixou-me chateado e decidi que a partir de agora já não lhe conto os meus segredos mais intimos. Spittelau, prepara-te porque num futuro muito próximo vais estar em vantagem.

Bem, vou mas é parar com esta amálgama de filosofia e introspecção intensiva porque isto já está a ficar muito semelhante a um post do Mundo da Chapa. Tentem compreender, eu precisava desabafar...

|

This page is powered by Blogger. Isn't yours?